Democracia como forma de vida: Dewey e Paulo Freire – Darcísio Muraro

O presente artigo tem por objetivo investigar as relações entre a concepção de democracia e educação desenvolvidas por John Dewey e Paulo Freire. Paulo Freire teve contatos com parte da obra de Dewey, sobretudo pela leitura da obra Democracia e educação. Além disso, teve contato com a leitura feita por intelectuais que marcaram o debate educacional no Brasil, sobretudo a partir da década de 30 do século passado, destacando-se Anísio Teixeira e Lourenço Filho. O pensamento deweyano ecoa direta ou indiretamente na obra freireana podendo ser um eixo de leitura para se compreender a originalidade da tessitura conceitual criada por esse autor. Freire leva adiante a idéia deweyana de democracia como “forma de vida”. Além disso, a democracia se sustenta pelo processo de problematização do pensar reflexivo que exige diálogo, conscientização e transformação da situação social e histórica. Freire viu a potencialidade transformadora desses esses conceitos diante da realidade brasileira na justa medida em que podiam conduzir à ação e humanização superando a opressão que também é historicamente criada pelo próprio homem.

Palavras-chave: Dewey, Freire, democracia, educação, pensamento.

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Democracia como forma de vida

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